Connect
To Top

4 dicas para colocar fim na mania de “deixar para depois!”

Um dia você olha pela janela.. ceú escuro, vai chover! A desculpa perfeita para não fazer exercício físico.

No outro dia, você só vai dar uma olhadinha no amigo, do primo da sua cunhada pelo Facebook e lá se foi a chance de finalizar o relatório e entregar para seu chefe no prazo…

E assim o check-list de coisas a fazer vai aumentando… E você começa a tentar organizar por prioridade x urgência e acaba percebendo que na verdade tudo se tornou  urgente…

Quem nunca deixou para amanhã o que podia fazer hoje que atire a primeira pedra não é mesmo?

Mas sabia que esse (péssimo) hábito pode comprometer sua saúde?

Quando você menos perceber esse acumulo de tarefas vai resultar em um estresse desnecessário que poderia ter sido evitado, colocando em risca sua saúde mental e física, falta de tempo para cuidar de si e ainda aumentar o nível de ansiedade.

E parece que esse “probleminha” insiste em querer permanecer na cultura dos brasileiros. É o que aponta esse estudo realizado pela revista Exame

Em números realmente altos e surpreendentes, 67,3% das pessoas adiam exercícios físicos e 52,7% cuidados com a saúde.

O famoso “deixar para depois” pode ser causado por:

-Baixa autoestima ou falta de autocontrole
– Depressão/ Ansiedade
– Desorganização
-Falta de motivação

Com essas 4 super dicas qualquer pessoa vai vencer a procrastinação:

1 – Não tenha medo

Isso mesmo que você leu! A maioria das vezes que adiamos algo é por baixa autoestima, não nos sentimos capacitados, seguros para realizar algo, sempre achando que não estamos prontos para determinadas tarefas.

2- Organize-se

Parece óbvio mas muitos não fazem. Hoje em dia temos tantos aplicativos, sites que podem nos auxiliar nessa tarefa que chega a ser perda de tempo não usar essa tecnologia a nosso favor. Para quem gosta de check-lists uma boa opção é baixar o App WunderList e utilizar o próprio Google Calendar podem funcionar muito bem 😉
Outro ponto que pode ajudar melhor na organização é: se o projeto ou tarefa a fazer é muito grande, divida em partes menores, assim a preguiça que faz adiar fica bemmm menor.

3- Sem distrações fica melhor

Desative notificações do seu celular ( WhatsApp, Facebook, etc… todos essas “válvulas de escape” que insistem em tomar nosso tempo), se preciso coloque até o celular em modo avião, a meta agora é foco no que está fazendo, seja lá o que for…
A técnica Pomodoro pode funcionar bastante nesses casos, já ouviu falar?

4- Arrume Tempo

Já ouviu aquela frase: Quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa? Exatamente isso! Conforme você se organiza, como disse na dica 2, você vai ver que tudo é uma questão de prioridade.

A chave principal para perder esse hábito de adiar é constância! Não adianta você deixar de adiar uma vez e na outra já se render, lembre-se: Mantenha-se motivado e com foco!

Cuide-se!
Vejo você no próximo post 😉

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Bem-estar

O Guia Saúde em dia foi pensado com todo carinho e cuidado para levar até você mais informação sobre saúde, emagrecimento saudável, bem-estar e estilo de vida! Seja super bem-vindo(a)! Siga nossa página e curta nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades!

Categorias

Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.