Connect
To Top

Como prevenir sobrepeso e obesidade

Afeta 53,8% dos brasileiros! Será que você faz parte dessa porcentagem? [DICAS DE COMO EVITAR]

O mal que atinge mais da metade dos Brasileiros

Em pesquisa recente o Ministério da Saúde divulgou em 17/04/17 que 53,8% da população do brasil apresenta o IMC (índice de massa corpórea) igual ou maior a 25 kg/m², como resultado, mais da metade da população apresenta sobrepeso.

Mas o que significa isso exatamente?

IMC significa Índice de Massa Corporal que serve para avaliar o peso da pessoa em relação à sua altura e assim indicar se está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do peso desejado.

Uma pessoa com peso considerado dentro do normal apresenta um IMC entre 18,5 a 24,9 kg/m2. Acima deste valor até 29,9 são pessoas que apresentam SOBREPESO.

E esse número vem crescendo de forma impressionante e descontrolada, em 2006 essa porcentagem de pessoas acima do peso era de 42,6%.

Infelizmente o resultado da pesquisa não para por ai. Consequentemente o número de obesos no Brasil também vem crescendo. Aumentou 60% nos últimos dez anos o número de pessoas com IMC maior que 29,9.

SOBREPESO X SAÚDE

Ficar acima do peso ideal não é uma questão estética, é uma questão de saúde. Dentre as inúmeras doenças que podem ser desencadeadas com o sobrepeso, as principais e que mais são causas de morte são:

  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Colesterol Alto
  • Depressão
  • Doenças Cardiovasculares

Entre muitas outras…

Segunda maior causa de Morte no Brasil e sua saúde

De acordo com dados  do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, a segunda MAIOR CAUSA de morte no país é por Infarto agudo do miocárdio  (85,9 mil mortes)

O infarto agudo acontece quando parte do coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente, provocando a morte do músculo chamado miocárdio. Em 2013, foram 85,9 mil mortes em decorrência de infartos, 2% a mais do que no ano anterior.

As pessoas mais propensas a ter um infarto são as que têm uma má alimentação, que realizam poucas atividades físicas e que vivem em ambientes estressantes.

Para blindar sua saúde contra todos esses problemas basta colocar em prática  o combo  = ALIMENTAÇÃO BALANCEADA + ATIVIDADE FÍSICA.

Apesar de, ainda de acordo com a pesquisa, 1 em cada 3 brasileiros ingerir frutas e hortaliças regularmente, o aumento de peso da população se deve a maus hábitos alimentares, como consumo excessivo de açúcares, alimentos refinados, produtos industrializados, fast food, todos com alto teor calórico  e vida sedentária.

Dicas infalíveis

Confira abaixo as dicas para não entrar para essa estatística ou se você já está acima do peso como reverter essa situação:

• Alimentação equilibrada é fundamental! Principalmente sem frituras, gorduras e excesso de produtos industrializados. De vez em quando todo mundo adora comer uma besteira, mas isso não pode ser feito com frequência.

• Pratique uma atividade física.

• Se você está muito acima do peso e se sente desmotivado, defina metas menores para atingir a meta total.

Por exemplo, você precisa perder 30kg? Parece muita coisa, muito esforço. Portanto, defina metas menores, comece se propondo perder 5kg. Após atingir essa meta, se desafie a perder mais 5. Repita esse processo até atingir o objetivo de perda total.

• Faça pequenas mudanças diárias – Troque escada rolante por escada comum. Vai a padaria? Vá andando em vez de pegar o carro, além de gastar combustível e meio-ambiente.
Troque salgadinho por pipoca (sem manteiga claro!), troque farinha branca por integral em suas receitas. Entre muitas outras pequenas mudanças que não fazem tanta diferença quando substituídas, mas que já ajudam bastante sua saúde.

• Não faça dietas malucas e muito restritivas, elas só aumentam as chances do efeito sanfona. O ideal é uma reeducação alimentar.

Em conclusão, a vida moderna nos traz muitos benefícios e praticidades, porém é um erro achar que com isso devemos ingerir quaisquer tipo de alimento e deixar de praticar atividades físicas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Alimentação

O Guia Saúde em dia foi pensado com todo carinho e cuidado para levar até você mais informação sobre saúde, emagrecimento saudável, bem-estar e estilo de vida! Seja super bem-vindo(a)! Siga nossa página e curta nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades!

Categorias

Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.