Connect
To Top

Como evitar infecção urinária [ 7 dicas valiosas ]

Se você é mulher, você tem um maior risco de ter infecção urinária! Isso porque, a anatomia feminina favorece as bactérias que causam esse incômodo. A infecção, mesmo quando tratada, volta a aparecer em cerca de 80% das mulheres que tiveram. Costuma ser mais comum naquelas em idade reprodutiva e na menopausa.

Mas se você é homem, não pense que está livre de sofrer com isso.

O que é infecção urinária?

É uma infecção em qualquer parte do seu sistema urinário – seus rins, bexiga e uretra. A maioria das infecções envolve o trato urinário inferior – a bexiga e a uretra.

Graves consequências podem ocorrer se uma infecção do trato urinário se disseminar para os rins.

Casos de maior risco

  • Anatomia feminina. Uma mulher tem uma uretra mais curta do que um homem, o que diminui a distância que as bactérias devem percorrer para chegar à bexiga.
  • Atividade sexual. As mulheres sexualmente ativas tendem a ter mais infecções do que as mulheres que não são sexualmente ativas. Ter um novo parceiro sexual também aumenta seu risco.
  • Certos tipos de contraceptivos. As mulheres que usam diafragmas para controle de natalidade podem estar em maior risco, assim como mulheres que usam agentes espermicidas.
  • Menopausa. Após a menopausa, um declínio no estrogênio circulante provoca alterações no trato urinário que o tornam mais vulnerável à infecção.
  • Baixa imunidade.

Quais sintomas de infecção urinária?

Os sintomas de uma infecção urinária dependem de qual parte do trato urinário está infectada.

Infecção do trato inferior afetam a uretra e a bexiga:

  • Ardência ao urinar
  • Aumento das idas ao banheiro, porém sem muita urina
  • Urina com sangue
  • Urina turva
  • Urina que parece cola ou chá
  • Urina com odor forte
  • Dor pélvica em mulheres
  • Dor retal em homens

infeccao urinaria como evitar

Infecção do trato superior afeta os rins. Estes podem ser potencialmente fatais se as bactérias se moverem do rim infectado para o sangue, levando à óbito.

Os sintomas de uma infecção do trato superior incluem:

  • Dor e sensibilidade na parte superior das costas e dos lados
  • Arrepios
  • Febre
  • Náusea
  • Vômito

Tratamento

O tratamento depende da causa. Seu médico será capaz de determinar qual organismo está causando a infecção a partir dos resultados do teste usado para confirmar o diagnóstico.

Na maioria dos casos, a causa é bactéria. Assim, infecções urinárias causadas por bactérias são tratadas com antibióticos.

Em alguns casos, vírus ou fungos são as causas. Portanto, as infecções virais são tratadas com medicamentos chamados antivirais, quando são fúngicas medicamentos chamados antifúngicos.

Como evitar infecção urinária ➜ DICAS

Fique atenta a essas dicas para evitar infecção urinária, principalmente se você já teve infecção urinária alguma vez na vida! Além disso, com essas dicas você pode prevenir.

  1. Beba muitos líquidos, especialmente água. 

    Beber água ajuda a diluir a urina e garante que você vai urinar com mais frequência – permitindo que as bactérias sejam liberadas do trato urinário antes que uma infecção possa começar.

  2. Limpe da frente para trás. 

    Seja depois de urinar ou depois de evacuar, ajuda a impedir que as bactérias na região anal se espalhem para a vagina e para a uretra.

  3. Esvazie sua bexiga logo após a relação sexual. 

    Além disso, beba um copo cheio de água para ajudar a liberar as bactérias.

  4. Evite produtos de higiene feminina que podem irritar sua pele. 

    Usar sprays desodorantes ou outros produtos femininos, como duchas e pós, na área genital podem irritar a uretra.

  5. Mude o seu método de contraceptivo. 

    Os diafragmas, ou preservativos não lubrificados ou tratados com espermicida, podem contribuir para o crescimento bacteriano.

  6. Não fique segurando xixi por muito tempo.

  7. Evite usar absorvente interno. Eles favorecem o acumulo de bactérias.

Acima de tudo, ao ter conhecimento de como se prevenir, você também pode ajudar outras pessoas. Como resultado as taxas de infecção urinária no Brasil vão diminuir.

como diminuir a celulite

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde

O Guia Saúde em dia foi pensado com todo carinho e cuidado para levar até você mais informação sobre saúde, emagrecimento saudável, bem-estar e estilo de vida! Seja super bem-vindo(a)! Siga nossa página e curta nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades!

Categorias

Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.