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Como fazer em casa o iogurte para o projeto Verão – Kefir

Cultura caseira do Kefir

Por ser considerado um alimento funcional poderosíssimo, a cultura caseira do Kefir se tornou popular entre os brasileiros.

O termo “kefir” em turco é keif que significa “bem-estar” e já te mostro os benefícios que você ganha ao consumir todos os dias.

Mas afinal, o que é esse tal de Kefir?

Kefir é um alimento probiótico ( que tem bactérias boas) muito nutritivo, rico em proteínas , gorduras boas e tem pouco carboidrato, isso faz com que ele seja o queridinho do momento por quem segue uma alimentação restritiva ou dietas low carb.

São “grãos” ( ou conjunto microbiano) que são usados na fermentação caseira e podem ser cultivadas em casa com segurança. A produção é fácil e parecido com a produção de iogurte natural.

Após o processo de fermentação a aparência fica semelhante de leite coalhado e gosto azedinho de iogurte natural.

Você ainda pode se desejar, bater com uma fruta, adicionar granola ou mel, incrementar da maneira que quiser. Só não vale aquecer tá?

Quais os benefícios do Kefir?

Consumindo Kefir diariamente:

  • Você aumenta sua imunidade – blinda sua saúde e vai conquistar uma saúde de ferro.
  • Auxilia na prisão de ventre – é uma ótima opção para quem sofre com intestino preguiçoso.
  • Auxilia na saúde do cérebro por apresentar boa concentração de sais minerais e triptofano.
  • Melhora na absorção do cálcio pelos ossos.
  • Auxilia no emagrecimento, como já te expliquei ele tem gorduras boas e pouco carboidrato. Para você ter uma ideia, o kefir é um alimento baixo em calorias pois 100g têm apenas 37 calorias!
  • Tratar doenças inflamatórias, intestinais.
  • Elimina o fungo da cândida.
  • Ajuda a desintoxicar por conta da vitamina K.

 

Então, como fazer Kefir em casa?

Importante para você saber… Existem 2 tipos de grãos de Kefir, o de água e o de leite.

O de água surgiu para suprir uma necessidade das pessoas que tem tolerância a lactose, apesar que, o de leite também apresenta uma concentração mínima de lactose (carboidrato ou açúcar do leite) .

Além disso, o kefir apresenta, segundo pesquisas mais de 25 tipos  microrganismos que são benéficas para a nossa saúde e consomem a maior parte dos açúcares para realizar essa fermentação.

Então você precisa basicamente de 2 coisas, água ou leite e os grãos. Mas preste muita atenção pois você não pode colocar água no kefir de leite, pois são colônias de bactérias diferentes, se alimentam de outras substâncias.

Hoje o que vou ensinar você a fazer é o de LEITE:

Ingredientes

  • 100 g de kefir
  • 1 litro de leite (desnatado ou integral)
  • 1 pote de vidro, um pano( tipo fraldinha é o ideal) e 1 elástico.

Modo de preparo

1- Lave o vidro em que o probiótico ficará

É preciso atenção também em relação ao material utilizado para o preparo do seu kefir. É importante que eles não sejam de alumínio nem de nenhum tipo de metal,  já que esses materiais podem danificar as propriedades dos fungos e acabar com todos os benefícios do kefir.

Lembrando que, quando cultivados da maneira correta, os grãos de kefir praticamente dobram seu tamanho, então é necessário ficar atento ao tamanho do pote onde eles serão armazenados.

2- Junte neste recipiente de vidro os grãos de kefir e o leite .

3- Agora, tampe o pote com a ajuda de um pano limpo. Isso mesmo, um pano! Esse processo é importante, já que uma tampa comum não permite que entre ar dentro do pote, o que pode fazer o seu leite azedar. Ao utilizar um pano limpo, a entrada de ar fica bem mais fácil! Utilize um elástico para prender o pano ao pote.

4- Guarde esse pote em um lugar escuro por 24h. Ah! Lembre-se: não o guarde na geladeira! A baixa temperatura não permite que o processo de fermentação aconteça.

3- No dia seguinte, abra o pote e coe o leite.

Lembra dos grãos de kefir que foram coados? Nada de jogá-los fora! Repita o processo com os mesmos grãos utilizados para produzir uma nova bebida kefir!

O kefir líquido já fermentado que é coado pode ser consumido imediatamente ou pode ser mantido na geladeira para consumo posterior.

Esse líquido deve ser armazenado em outro pote de vidro assim que for coado.

Onde comprar?

Hoje em dia, é possível comprar os grãos de kefir em sites da internet, e o leite de kefir pode ser encontrado em supermercados ou loja de produtos naturais.

Mas originalmente eles são doados. As doações entre amigos ou em sites da internet são muito comuns porque os grãos são cultivados em ambiente líquido, se multiplicando, e uma parcela deve ser removida para prevenir o crescimento excessivo.

Quem tem em casa costuma oferecer aos familiares e amigos.

E o que mais?

A industria, “empurra” alguns alimentos que são considerados  saudáveis  só que não , por exemplo, alguns iogurtes industrializados com muitos aditivos para durarem mais,  algumas bebidas lácteas fermentadas também apresentam grande concentração de aditivos e açúcares.

O Kefir surgiu como uma ótima opção provavelmente, para substituir esses alimentos que eram para ser saudáveis e na verdade acabam fazendo mal para o nosso organismo.

Além do que, acaba saindo bem mais em conta por poder ser produzido em casa! Uma boa economia não acha?

Conclusão

Portanto, além de fazer muito bem à saúde o Kefir é uma opção bem mais em em conta . Seu custo-benefício é 100% econômico!

Cuide-se!

Te vejo no próximo post 😉

 

 

1 Comment

  1. Pingback: 3 passos fáceis para ir ao banheiro TODOS OS DIAS ➔ APRENDA!!!

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