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Dê um “chega pra lá” na vontade de comer doces de uma vez por todas

A vontade de comer aquele chocolatinho depois do almoço atrapalha sua dieta? Você sabe que o açúcar é o grande vilão contra sua saúde mas não consegue deixar de comer doces?

Então leia com atenção até o final e coloque em prática essas dicas valiosas que qualquer pessoa pode seguir:

Muitas pessoas não conseguem abandonar o hábito de comer doces. Ou simplesmente trocar de forma inteligente um doce por uma fruta na hora da sobremesa.

Você sabe por que isso acontece?

Existem QUATRO MOTIVOS que levo muito em conta na hora que bate aquela vontade de comer doces:

1 – Beba Água

Você presta atenção nos sinais do seu corpo? Sabe distinguir quando é fome realmente, quando é sede?

Muitas vezes nosso corpo dá sinais de sede e interpretamos como fome, resultado… em vez de beber água, comemos…

Na maioria das vezes optamos por comer coisas não saudáveis e de rápido acesso, salgadinhos, doces, chocolates.

Essas duas sensações são percebidas em uma área muito próxima no cérebro, chamada de hipotálamo. É a área do cérebro responsável por enviar ao organismo a sensação de fome ou sede.

Em alguns casos, o corpo está necessitando de água, porém como uma das maneiras de conseguir água é através do alimento, o organismo pede comida para matar a sede.

Por isso é possível confundir a sede com fome.

A dica é: não espere ter sede para beber água, tenha sempre uma garrafinha por perto!

2- Autoconhecimento, ansiedade e estresse

Você já parou para se perguntar, em quais situações você mais fica com vontade de comer um doce?

Muitas vezes comemos por impulso ou para uma satisfação momentânea de prazer.

Meu irmão por exemplo,  chega do trabalho tão estressado que come o que tiver pela frente e normalmente come muito. O que muitas vezes o deixa enjoado e culpado.

Se conhecer permite que você entenda esses momentos, tome uma decisão mais correta e provavelmente tenha controle.

3- O vício em Açúcar – A ameaça dos doces

Pessoas viciadas em açúcar deveriam ser tratadas da mesma maneira que dependentes de drogas, revela um novo estudo.

Açúcar causa dependência similiar à da cocaína, segundo estudo

De acordo com a pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, os efeitos do açúcar no cérebro são parecidos com o mecanismo responsável pelo vício em cocaína.

Publicado pelo periódico “PLOS One”, o trabalho mostra que o consumo excessivo de açúcar eleva os níveis de dopamina no organismo de forma similar ao que acontece com a cocaína.

A ingestão frequente do produto por longo período,  acaba levando a uma redução na produção de dopamina pelo corpo.

Com isto, a pessoa sente necessidade de consumir ainda mais açúcar, para alcançar os níveis anteriores de dopamina, o mesmo ocorre com dependentes de cocaína.

A dopamina é uma substância neurotransmissora que atua, entre outras coisas, no controle da sensação de prazer. Ou seja, quando o cérebro libera dopamina, portanto, o indivíduo se sente bem.

“O consumo prolongado do açúcar causa o efeito contrário na produção de dopamina, fazendo o corpo produzir menos da substância.Portanto, isto leva a pessoa a comer mais”, segundo a neurocientista Selena Bartlett, da Universidade de Queensland.

“Outro ponto que descobrimos, além de um risco maior de sobrepeso, animais que mantém consumo alto de açúcar e comem compulsivamente na fase adulta enfrentam consequências neurológicas e psiquiátricas, afetando o humor e a motivação”.

4- Mexa-se

Atividade física estimula liberação de  um hormônio chamado endorfina que é responsável pela sensação de bem-estar, a mesma sensação após comer um doce, porém em vez de acumular gorduras, ao praticar atividade física você vai emagrecer com saúde. Portanto, comece já!

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Cuide-se!

Te vejo no próximo post 😉

 

2 Comments

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