Connect
To Top

O que é fibromialgia e quais os sintomas – ALERTA!!!

Se você não sabe o que é fibromialgia, fique atenta aos sintomas que muitas vezes são diagnosticados errado!!!

O que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome comum e crônica que causa DOR NO CORPO ( músculos e ossos, áreas de sensibilidade e fadiga em geral) e sofrimento mental.

Os sintomas da fibromialgia podem ser confundidos com os da artrite ou inflamação das articulações . Muitas vezes a fibromialgia é mal diagnosticada e mal entendida.

A falta de testes objetivos e reproduzíveis para esse transtorno desempenha um papel em alguns médicos que questionam o transtorno completamente. Os pesquisadores acreditam que a fibromialgia amplifica sensações dolorosas, afetando a forma como o cérebro processa os sinais de dor.

No entanto, ao contrário da artrite, não causa inflamação articular ou muscular. É visto como uma condição reumática, em outras palavras, uma que causa dor nos tecidos moles e não as articulações.

De acordo com o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculosqueléticas e da Pele, cerca de 5 milhões de adultos com 20 anos ou mais no Brasil experimentam fibromialgia, e 80 a 90% dos pacientes com fibromialgia SÃO MULHERES.

O que causa a fibromialgia?

Os médicos não sabem ao certo o que a causa, mas alguns acham que é um problema em como o seu cérebro e a medula espinhal processam a dor dos seus nervos.

Você tem maior chance de ter caso:

  • Você é mulher.
  • Você tem outra doença dolorosa, como artrite ou infecção.
  • Você tem um transtorno de humor , como ansiedade ou depressão .
  • Você foi sofreu traumas físicos ou psicológicos.
  • Você é sedentário e nem lembra quando foi a última vez que se exercitou.
  • Outros membros da família têm isso.

Sintomas da fibromialgia

O principal sintoma é dor. Quem sofre com isso relata que as dores começam leves, porém depois a dor é tão intensa que não podem ser abraçados ou acariciados porque a dor torna-se insuportável. Geralmente são mais intensos de manhã. Porém existem outros sintomas que muitas pessoas não conhecem:

  • Fadiga
  • Dificuldade para dormir até mesmo insônia
  • Dormir por longos períodos sem sentir-se descansado
  • Dor de cabeça e tontura
  • Depressão e ansiedade
  • Dificuldade de concentração
  • Se irrita com facilidade, fica preocupado ou deprimido
  • Mãos e pés formigando
  • Dor generalizada
  • Síndrome das pernas inquietas

Os sintomas podem ser um resultado do cérebro e dos nervos interpretando erroneamente ou reagindo de maneira exagerada aos sinais normais de dor.

A dor e a falta de sono associadas à fibromialgia podem interferir na sua capacidade de funcionar em casa ou no trabalho. A frustração de lidar com uma condição muitas vezes incompreendida também pode resultar em depressão e ansiedade relacionada à saúde.

FIBROMIALGIA

Consequentemente, aliado ao estresse do dia-a-dia, muitas pessoas não ligam para esses sintomas. Achando ser uma “coisa normal”.

Porém ao procurarem tardio um médico, A DOR SE TORNA CRÔNICA.

Opções de tratamento para fibromialgia

A atenção médica é necessária porque a fibromialgia pode ser difícil de gerenciar. Como é uma síndrome, cada paciente experimentará um conjunto diferente de sintomas, e um plano de tratamento individual será necessário.

Dependendo de seus sintomas, seu médico pode prescrever analgésicos, antidepressivos , relaxantes musculares e medicamentos que o ajudem a dormir .

Além da medicação, cuidar-se mais pode ajudar a lidar com os sintomas da fibromialgia. Mudanças de estilo de vida e remédios alternativos para a fibromialgia podem reduzir a dor ao mesmo tempo em que você se sente melhor no geral.

Tratamentos alternativos basicamente, vão diminuir o estresse e reduzir a dor. 

Você pode usar mais sozinho ou em conjunto com tratamentos médicos convencionais.

São eles:

  • Fisioterapia
  • Acupuntura
  • Meditação ou Yoga
  • Exercício diário
  • Massagem terapêutica
  • Dieta equilibrada e saudável
  • Quiropraxia
  • Psicoterapia

A terapia pode reduzir potencialmente o estresse que desencadeia os sintomas e a depressão frequentemente associados a esse transtorno. Terapia de grupo é muitas vezes a opção mais acessível, e dá-lhe a oportunidade de conhecer outras pessoas que estão passando pelos mesmos problemas. A terapia individual também está disponível se você preferir ajuda cara-a-cara. Pergunte ao seu médico para recomendações específicas.

Fibromialgia tem cura?

Não há cura para a fibromialgia. Em vez disso, o tratamento se concentra em reduzir seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Isso geralmente é realizado por meio do uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida.

Muitos hospitais e postos de saúde oferecem terapia em grupo. Esses grupos são uma ótima maneira de conectar as pessoas e suas famílias. Eles oferecem uma oportunidade para que os membros compartilhem recursos e ajudem a guiar uns aos outros durante sua jornada.

fibromialgia tem cura?

Para encontrar uma cura, os pesquisadores precisam entender o que leva as pessoas a desenvolver essa condição. Isso ainda não está claro. Pesquisas identificaram três áreas que podem contribuir para o desenvolvimento da fibromialgia: genética, doença e trauma. Uma mistura de fatores de risco genéticos e de estilo de vida também pode levar a pessoa a desenvolver a condição.

Agora que você já sabe o que é e quais sintomas da fibromialgia, compartilhe esse post. Pessoas próximas à você podem estar sofrendo com isso! A maioria das pessoas diagnosticadas com a doença experimentará seus sintomas pelo resto de suas vidas.

É importante compartilhar com quem você sabe que tem pelo menos 1 desses sintomas, você pode ajudar alguém a viver mais e com qualidade!

1 Comment

  1. Pingback: O que pode ser dor no pescoço? ALERTA

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde

O Guia Saúde em dia foi pensado com todo carinho e cuidado para levar até você mais informação sobre saúde, emagrecimento saudável, bem-estar e estilo de vida! Seja super bem-vindo(a)! Siga nossa página e curta nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades!

Categorias

Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.