Connect
To Top

O que é ovário policístico e como tratar?

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é ​​um distúrbio hormonal comum entre as mulheres em idade reprodutiva.

Mulheres com ovário policístico podem apresentar períodos menstruais pouco freqüentes ou prolongados, totalmente irregulares. Ou até mesmo, níveis excessivos de hormônios masculinos.

Os ovários podem desenvolver inúmeras pequenas coleções de cistos (folículos) e falhar em liberar regularmente os óvulos.

A causa exata da SOP é desconhecida. O diagnóstico e tratamento precoces, juntamente com a perda de peso, podem reduzir o risco de complicações a longo prazo, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Agora que você já sabe um pouco o que é ovário policístico, vamos a seus sintomas e causas.

Sintomas de ovário policístico

Algumas mulheres começam a ver sintomas na época do primeiro período. Outros só descobrem que têm ovário policístico depois de terem ganhado muito peso ou tiveram problemas para engravidar.

Os sintomas mais comuns são:

  1. Períodos irregulares . A falta de ovulação impede que o revestimento do útero caia todo mês. Algumas mulheres obtêm menos que oito menstruações por ano.
  2. Sangramento pesado. O revestimento uterino se acumula por um longo período de tempo, de modo que os períodos que podem ter fluxo mais intenso ​​que o normal.
  3. Aparecimento de pelos. Mais de 70% das mulheres com essa condição produzem pelos no rosto e no corpo – inclusive nas costas, na barriga e no peito.
  4. Acne . Os hormônios masculinos podem tornar a pele mais oleosa do que o normal e causar fugas em áreas como o rosto, peito e parte superior das costas.
  5. Ganho de peso . Até 80% das mulheres com a síndrome de ovário policístico apresentam excesso de peso ou obesidade.
  6. Calvície. O cabelo no couro cabeludo fica mais fino e cai.
  7. Escurecimento da pele. Manchas escuras de pele podem se formar nas dobras do corpo, como as do pescoço, na virilha e sob os seios.
  8. Dores de cabeça. Alterações hormonais podem desencadear dores de cabeça em algumas mulheres.

Como afeta sua saúde

Ter níveis androgênicos acima do normal pode afetar sua fertilidade e outros aspectos de sua saúde.

Infertilidade

Para engravidar, você tem que ovular. As mulheres que não ovulam regularmente não liberam tantos óvulos para serem fertilizados. SOP é uma das principais causas de infertilidade em mulheres .

Síndrome metabólica

Até 80% das mulheres com SOP apresentam excesso de peso ou obesidade. Tanto a obesidade quanto a SOP aumentam o risco de níveis elevados de açúcar no sangue, pressão alta , baixo colesterol HDL (“bom”) e colesterol LDL alto (“ruim”).

Juntos, esses fatores são chamados de síndrome metabólica e aumentam o risco de doenças cardíacas, diabetes e derrame .

Apnéia do sono

Esta condição provoca pausas repetidas na respiração durante a noite, que interrompem o sono.

Câncer do endométrio

Durante a ovulação, o revestimento do útero é lançado. Se você não ovular todo mês, o revestimento pode se acumular.

Um revestimento uterino espessado pode aumentar o risco de câncer endometrial.

Depressão

Ambas as alterações hormonais e sintomas como o crescimento de pêlos indesejados podem afetar negativamente suas emoções. Muitos com SOP acabam sofrendo de depressão e ansiedade.

Algumas outras complicações que o ovário policístico pode causar: Diabetes gestacional ou hipertensão induzida pela gravidez, aborto espontâneo ou parto prematuro, diabetes tipo 2 ou pré-diabetes, distúrbios alimentares, sangramento uterino anormal, câncer do revestimento uterino (câncer endometrial)

Causas de ovário policístico

Como já expliquei para você, a causa exata não é conhecida. Fatores que podem desempenhar um papel incluem:

  • Excesso de insulina. A insulina é o hormônio produzido no pâncreas que permite que as células usem o açúcar, o suprimento primário de energia do seu corpo. Se as células se tornarem resistentes à ação da insulina, seus níveis de açúcar no sangue podem aumentar e seu corpo pode produzir mais insulina. O excesso de insulina pode aumentar a produção de andrógenos, causando dificuldade na ovulação.
  • Inflamação de baixo grau. Este termo é usado para descrever a produção de substâncias pelas células brancas do sangue para combater infecções. A pesquisa mostrou que as mulheres com SOP têm um tipo de inflamação de baixo grau que estimula os ovários policísticos a produzirem andrógenos, o que pode levar a problemas cardíacos e vasculares.
  • Hereditariedade. Pesquisas sugerem que certos genes podem estar ligados a sua causa.
  • Excesso de andrógeno. Os ovários produzem níveis anormalmente altos de andrógeno, resultando em hirsutismo e acne.

Tratamento

As pílulas anticoncepcionais e outros medicamentos podem ajudar a regular o ciclo menstrual e tratar os sintomas, como o crescimento de pelos e a acne.

Métodos contraceptivos

Tomar estrogênio e progestina diariamente pode restaurar um equilíbrio hormonal normal, regular a ovulação, aliviar os sintomas como o crescimento excessivo de pelos e proteger contra o câncer endometrial. Esses hormônios vêm em uma pílula , adesivo ou anel vaginal .

Metformina

É usada para tratar diabetes tipo 2. Também trata SOP, melhorando os níveis de insulina.

Um estudo descobriu que tomar metformina ao fazer mudanças na dieta e exercício físico melhora a perda de peso, reduz o açúcar no sangue e restaura um ciclo menstrual normal melhor do que mudanças na dieta e exercícios sozinhos .

Clomifeno

O clomifeno é um medicamento para fertilidade que pode ajudar as mulheres com SOP a engravidar. No entanto, aumenta o risco de gêmeos e outros nascimentos múltiplos.

Cirurgia

A cirurgia pode ser uma opção para melhorar a fertilidade se outros tratamentos não funcionarem. Perfuração ovariana é um procedimento que faz pequenos orifícios no ovário com um laser ou agulha fina aquecida para restaurar a ovulação normal.

Quando consultar um médico
Consulte o seu médico se:

✅Você perdeu menstruações e não está grávida.
✅Você tem esses sintomas citados como o crescimento de pêlos no rosto e no corpo.
✅Você está tentando engravidar há mais de 12 meses, mas não teve sucesso.
✅Você tem sintomas de diabetes, como sede excessiva ou fome, visão turva ou perda de peso inexplicável.

Se você tem SOP, planeje visitas regulares com seu médico. Você precisará de exames regulares para verificar diabetes, pressão alta e outras possíveis complicações.

 

CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO!

 

1 Comment

  1. Pingback: Como fazer a menstruação descer mais rápido - 10 maneiras NATURAIS

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde

O Guia Saúde em dia foi pensado com todo carinho e cuidado para levar até você mais informação sobre saúde, emagrecimento saudável, bem-estar e estilo de vida! Seja super bem-vindo(a)! Siga nossa página e curta nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades!

Categorias

Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.