Connect
To Top

Porque uma casa organizada como a de Marie Kondo faz bem para a saúde

A nova série da Netflix, que ensina as pessoas a organizar suas vidas, não é apenas entretenimento popular. É um conselho útil que pode te ajudar a ser mais feliz e saudável.

Existes pessoas que tem sérios problemas com isso. Algumas não podendo ver qualquer coisa fora do lugar, por exemplo. Essas são fortes candidatas a desenvolverem TOC (transtorno obsessivo compulsivo).
Já outros são totalmente desleixados com a organização da casa, se tornando verdadeiros acumuladores de lixo em todos os cantos. São dois grupos antagônicos. Encontrar um equilíbrio é fundamental até para sua saúde.

Casa organizada, mente organizada e mais saúde

Mas viver uma vida sem bagunça realmente traz benefícios mentais, físicos e até financeiros?

Quando as pessoas começam a organizar e jogar fora um monte de coisas que já não servem mais, o sentimento inicial é a esperança de que sua vida seja transformada.

Elas também começam a sentir uma maior sensação de controle e bem-estar diminuindo seus níveis de estresse. Afinal, não há nada mais estressante do que procurar por sua chave do carro quando você está tentando sair de casa e está atrasada.

casa organizada netflix

Você imagina qual o maior benefício da organização em casa?

É criar mais tempo para gastar com o que é significativo para você.

O que causa bagunça e desordem

Muitas vezes as pessoas herdam coisas de entes queridos que morreram e o valor sentimental que eles trazem torna difícil deixar ir embora.

Transições na vida é outro motivo comum.

Por exemplo, alguém que tem um novo bebê, uma nova casa, conseguiu um novo emprego ou está cuidando de um ente querido pode estar sobrecarregado. Ficam realmente focados em outros assuntos e não têm tempo para organizar sua casa.  Isso se torna uma prioridade muito baixa, e as coisas continuam se acumulando como resultado.

Fazer compras online também desempenha um papel fundamental nesse processo.

As pessoas compram muitas coisas no Mercado Livre ou similar e não necessariamente as devolvem se não serve ou compram porque não conseguiram encontrar a coisa exata em casa.

Embora a desordem crônica (acumuladores) seja uma doença mental relacionada à incapacidade de abandonar as posses, nem todo mundo cuja casa está desordenada tem essa condição.

Raramente as pessoas realmente têm um distúrbio de acumulação. É mais provável que uma situação tenha surgido ou eles estejam passando por um processo de luto. Realmente existem muitos motivos que levam a isso!

Menos coisas traz mais clareza e valorização

Quando você tem menos coisas, você tem mais clareza porque você não precisa pensar em suas coisas. Com essa clareza vem a realização do que você quer da vida.

Algumas pessoas querem passar mais tempo com sua família ou viajar pelo mundo ou querem mudar de emprego ou economizar dinheiro e através de organização e deixar as coisas mais práticas isso é possível.

Devemos fazer uma busca da alma e se perguntar: EU PRECISO MESMO DE TUDO ISSO?.

Ordem na casa

Em Ordem na casa, Marie Kondo sugere que seus convidados se perguntem se um item desperta alegria, se o item vai ajudar a viver a vida que deseja.

Se um item o ajuda a realizar o que você quer realizar, então tendemos a cuidar melhor dele, mas quando temos um monte de coisas que não precisamos, tendemos a nos descuidar.

É um processo de manter o que você realmente ama e depois criar uma maneira de armazená-lo. 

Menos significa mais dinheiro e melhor qualidade

Quando você sabe o que tem, é menos provável que gaste dinheiro em comprar mais.

Muitas vezes, as pessoas não estão conscientes de quanto dinheiro estão gastando em coisas comprada que já tem em casa.

O itens mais comuns de serem comprados em duplicidade são: material de escritório na maioria das vezes, bem como itens de despensa, como o açúcar.

Às vezes você acha que não tem mais açúcar, mas na verdade têm 2 quilos de açúcar, mas não conseguem encontrar onde colocou.

Comprar menos coisas lhe permitiu economizar dinheiro.

Saber exatamente o que tem incentiva a cuidar melhor de todos os seus pertences, e que possuir menos permite que compre coisas de maior qualidade.

Dicas para iniciar a organização em casa

marie-kondo casa organizada

Para facilitar e motivar marque uma data para começar.

Começar é frequentemente o maior obstáculo. As pessoas sabem que querem fazer o trabalho, mas como há muito tempo em um dia, isso não se torna uma prioridade.

Começo pelo mais difícil

Escolher a parte mais desordenada e comece!

Doe o que não te interessa mais, além de fazer uma boa ação você esvazia lugar.

É um processo que requer tempo, esforço e energia, mas sempre vale a pena, porque muitas vezes seus objetos se tornaram um fardo para você e, quanto mais se livrar, mais você pode começar a viver a vida que deseja viver.

Isso também lhe dará uma sensação de realização.

Quando colocamos nossas casas em ordem, temos um grande senso de realização, temos confiança, nos sentimos bem com relação a nós mesmos. Nós temos uma sensação de serenidade. E como resultado alivia sua pressão arterial fazendo muito bem a sua saúde.

Sem contar que, com um ambiente bagunçado e não harmonioso, suas chances de desenvolver uma depressão são 10x mais fortes.

Então, vamos lá? Se organize e descomplique, abra caminho para o que realmente interessa!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Casa Organizada
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Bem-estar

O Guia Saúde em dia foi pensado com todo carinho e cuidado para levar até você mais informação sobre saúde, emagrecimento saudável, bem-estar e estilo de vida! Seja super bem-vindo(a)! Siga nossa página e curta nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades!

Categorias

Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.