Connect
To Top

Sintomas do câncer de mama – TUDO que você precisa saber para se prevenir!

Saber os sintomas do câncer de mama, pode salvar sua vida! O câncer de mama é o 1º em taxa de mortalidade em mulheres no mundo! Uma triste realidade!

Segundo a Fundação do Câncer, esses números são alarmantes e crescentes:

  • 3. 57.960 novos casos são esperados no Brasil em 2016
  • 51,3% dos casos ocorrem no Sudeste do país
  • 14 mil mulheres morreram por causa do câncer de mama no Brasil em 2013
  • Diagnóstico no primeiro estágio da doença tem 88,3% de sobrevida, em média

Quanto mais cedo o câncer de mama é diagnosticado, melhor a chance de sucesso no tratamento. Por isso, é importante verificar seus seios regularmente.

Embora o câncer de mama geralmente não apresente sintomas no estágio inicial, a diagnosticar no estágio inicial, pode transformar uma história de câncer de mama em uma história de sobrevivente.

A dor é o principal sintoma do câncer de mama?

Costumamos associar a dor a algo errado. Por isso, quando as mulheres sentem sensibilidade ou dor nos seios, elas geralmente supõem que estejam com câncer de mama. No entanto, a dor mamária raramente é o primeiro sintoma notável de câncer de mama. Vários outros fatores podem causar a dor!

A dor mamária também pode ser causada pelo seguinte:

  • Alteração hormonal causada pela menstruação
  • Efeito colateral de algumas pílulas anticoncepcionais
  • Alguns tratamentos de infertilidade
  • Sutiã com número errado
  • Cistos mamários
  • Seios grandes, que podem ser acompanhados por dor no pescoço, ombro ou costas
  • Estresse

Sintomas do câncer de mama

Fique atenta aos principais sintomas do câncer de mama e se toque! Sim, faça o auto-exame regularmente, não custa nada é rápido e não dói!!!

CAROÇO INVISÍVEL

Você pode sentir um nódulo ou inchaço no peito, na parte superior do tórax ou na axila? Você pode sentir o caroço, mas não vê-lo. 


ALTERAÇÃO NO TAMANHO OU FORMATO

Você consegue ver alguma mudança no tamanho ou na forma? Por exemplo, um seio pode ficar maior ou menor que o outro.


ALTERAÇÃO NA TEXTURA DA PELE

Há alguma mudança na textura da pele? Isso pode estar franzindo ou ondulando a pele do seio.

 


ALTERAÇÃO DE COR

Você pode ver uma mudança na cor? A mama pode parecer vermelha ou inflamada.


ALTERAÇÃO NOS MAMILOS

Seus mamilos parecem diferentes? Por exemplo, um deles pode ficar invertido (virado para dentro) quando normalmente é indicado.


SECREÇÃO

Você notou alguma secreção incomum de qualquer um dos seus mamilos?


FERIDA OU CROSTAS DE PELE

Consegue ver alguma erupção cutânea ou crostas no mamilo ou nos seios?

 


Procure o seu médico ASSIM QUE NOTAR qualquer alteração nos seus seios

A maioria das alterações mamárias não será câncer. No entanto, o câncer de mama é o câncer mais comum no Brasil, por isso é importante que você descubra o que está causando a mudança.

Quando seu médico examina seus seios, ele pode sentir que não há necessidade de um exame adicional. Pode pedir para vê-la novamente após um curto período de tempo ou pode encaminhá-la para um laboratório e fazer os exames necessários. Isso não significa necessariamente que você tenha câncer de mama. Apenas que mais exames são necessários para descobrir o que está acontecendo. Não se preocupe antes dos resultados!

Com que frequência devo verificar meus seios?

Não importa quando você verifica seus seios, desde que você os verifique regularmente. Isso pode ser todo mês ou a cada dois meses. Você pode verificar enquanto está na banheira ou no chuveiro, depois da academia ou antes de dormir.

Quando você conhece seus seios, pode notar que eles mudam com a idade ou em diferentes momentos do mês. Por exemplo, seus seios podem parecer doloridos e irregulares no período de menstruação.

Você também pode experimentar alterações normais durante a gravidez, quando seus seios podem ficar maiores e sentir-se doloridos ou doloridos.

DICA!  Hoje em dia existem aplicativos, tanto para Android, quanto para IOS, que lembram a pessoa com regularidade de fazer o autoexame. Portanto, sem desculpas!

Como fazer o autoexame

Antes do banho, posiciona-se em frente de um espelho e observe seus dois seios.

Primeiramente com os braços ao longo do corpo e depois com suas mãos na cintura fazendo força nelas. E, depois, com as mãos atrás da cabeça, observando tamanho, posição, forma da pele, aréola e mamilo, sendo que o controle precisa ser repetido com os braços levantados e mantidos por detrás da cabeça.

Nessa percepção, a mulher deve notar qualquer alteração na superfície dos seios, como alguma depressão ou saliência ou rugosidade. Ainda no espelho, pressione suavemente o mamilo para verificar se dá saída de qualquer líquido.

Deve notar se o mamilo estiver para dentro como acontece com o umbigo e se não era assim antes.

A técnica também pode ser realizada em pé e deitada, onde a mulher apalpará a região de seus seios com movimentos circulares.

Compartilhe esta informação

Ficaríamos muito gratos se você compartilhe essa mensagem por meio de mídia social ou e-mail! Para que mais mulheres procurem regularmente sinais e sintomas de câncer de mama. Vamos juntas combater esses números alarmantes, assustadores no Brasil!

#façaoautoexame #setoque #combateaocâncerdemama

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde

O Guia Saúde em dia foi pensado com todo carinho e cuidado para levar até você mais informação sobre saúde, emagrecimento saudável, bem-estar e estilo de vida! Seja super bem-vindo(a)! Siga nossa página e curta nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades!

Categorias

Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.